Início Sobre mim (e o blog)! Livros Músicas Filmes Parceiros

Resenha: Coração de Tinta


TÍTULO ORIGINAL: INKHEART
AUTOR (A): CORNELIA FUNKE
EDITORA: CIA. DAS LETRAS
PÁGINAS: 455
Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, além de exímio encadernador, tem  uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídica, quando sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de tinta. Meggie não conhece essa história, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem preta, e no ombro um estranho bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é um estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa - os dois têm muito a conversar. Quando na manhã seguinte Mo avisa à filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem, ela entende que algo muito errado está ocorrendo. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias.
Uma amiga me emprestou Coração de Tinta dizendo que era muito bom, então eu não poderia deixar de lê-lo. Foi um ótimo livro para retomar a leitura de infantojuvenis, que tenho que dizer que faz tempo que não leio um.

Esse livro conta a história de uma garotinha de doze anos chamada Meggie, que herdou do pai a paixão por leitura. Um dia, uma visita inesperada bagunça de vez a vida dela, de seu pai e também da sua tia Elinor, fazendo com que eles entrem em uma perigosa aventura.

A narrativa desse livro é em terceira pessoa, fazendo com que assim tenhamos uma visão ampla de toda a história. Nunca havia lido alguma obra de Cornelia Funke, mas posso dizer, com toda a certeza, que me apaixonei pelo modo que ela escreve. Uma escrita emocionante que me fez mergulhar de cabeça enquanto o lia.

A história também é muito eletrizante, que fez com que eu sentisse todas das diversas emoções. Acho que um livro tem que ser realmente bom para que faça isso comigo, pois, por mais que eu seja uma pessoa sensível, não me emociono muito enquanto leio. É um livro lindo que fala sobre o amor pela leitura, me identifiquei muitas vezes.

Tem também as personagens. Não tem como não amar cada um deles. Meggie, mesmo sendo uma criança é tão esperta e corajosa, e a relação dela e de Mo é tão linda! Tem também a Elinor, a "devoradora de livros", por mais que ela seja meio rabugenta, também gostei muito dela, na verdade, acho que foi a personagem com quem eu mais me identifiquei.

E por último, como não poderia esquecer, tenho que falar da capa. Não sei vocês, mas acho ela tão bonita. Prefiro essa do que a versão do filme. Enfim, por mais que seja um livro infantojuvenil, todos que são apaixonados pela leitura, tem que ler Coração de Tinta.

8 comentários:

Jeniffer Yara disse...

Já tinha ouvido falar do livro, achei bem legal mesmo, não sabia que tinha o filme ><

Beijos
Meu outro lado

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Julia! Muito em breve pretendo ler Coração de Tinta! Beijos!

Mariana Schiavi disse...

Amo esse livro, a unica diferença é que a minha capa é diferente.
Me fez voltar na infância quando tudo era considerado magia e contos de fadas.

Mariana - World of Tori Vega.
@mariworldoft_

Enfim disse...

Gosto de livros que os personagens tem personalidades parecidas de nós leitores, isso ajuda a nos identificar com o livro e com a história.

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oi Ju!
Eu sou louca para ler essa trilogia da Tinta. Parece ser uma verdadeira homenagem à leitura e os livros. ^^ Impossível não se identificar, né? =)
Eu assisti o filme e gostei muito, mas acho que o livro deve ser ainda melhor.

Beijão!

Aline Gasparini disse...

Ah, sou uma apaixonada assumida por Coração de Tinta, li esse livro já faz um bom tempo e desde então sou fã. Concordo com tudo o que você disse na resenha, e realmente essa capa é bem melhor do que a do filme, aliás, prefiro poupar comentários em relação ao filme, não chega nem aos pés do livro.

Beijos&beijos

Book is life

Alinne disse...

Oi Ju!
Eu adoro variar a leitura e ler infanto juvenis e esse livro sempre me chamou a atenção, porém o sempre deixei para depois, mas na próxima darei um chance!
Parabéns pela resenha.
Beijos.

Nessa disse...

Oi Ju
Eu ja assisti ao filme, sem saber que tinha o livro. Agora fiquei curiosa pra ler.
Bjinhs*