Início Sobre mim (e o blog)! Livros Músicas Filmes Parceiros

Resenha: Quem é você, Alasca?

Hello dreamers, como vai a vida? É isso mesmo que vocês estão vendo, depois de dois meses desativado, eu decidi voltar. Fiquei com saudades logo após decidir fechá-lo, então pensei bastante para elaborar um jeito de conseguir conciliar o blog com o meu tempo disponível. E para recomeçar o blog com o pé direito, temos um novo layout, uma nova equipe (sim, agora o SG vai ter gente nova) que será apresentada aos poucos e uma coisa que nunca tive coragem de fazer aqui: vídeos! Pois é, galera, não sei como vou fazer isso já que é uma coisa totalmente nova para mim, eu não sei nem mexer no movie maker e me enrolo toda para falar, mas vamos ver se dá certo.

E para reapresentá-lo para vocês, confiram a resenha do livro Quem é você, Alasca? abaixo.

TÍTULO ORIGINAL: LOOKING FOR ALASKA
AUTOR: JOHN GREEN
EDITORA: MARTIN FONTES
PÁGINAS: 229

Miles Halter, mais conhecido como Gordo, tinha uma vida pacata e sem graça na Flórida, mas depois de ler a biografia do poeta François Rabelais, fica inspirado em suas últimas palavras antes de morrer e sai em busca do chamado "Grande Talvez" na escola interna Culver Creek, no Alabama. Lá conhece um cara apelidado de Coronel, viciado em cigarros e que tem uma excelente memória, e também Alasca Young, uma garota linda, inteligente e totalmente enigmática, que ensinará muitas coisas para ele, desde matemática até lições de vida.

Como já li outras duas obras do John Green (O TEOREMA KATHERINE e A CULPA É DAS ESTRELAS), já estou acostumada com o jeito leve e simples da sua narrativa em primeira pessoa, mas que não tira de modo algum a maneira linda da sua escrita. A história se passa praticamente toda em Culver Creek, mas não se limita apenas em um cenário, explorando toda a parte da escola, então mesmo com descrições rápidas, dava para visualizar perfeitamente os lugares. O livro é dividido em duas partes - antes e depois - e a leitura segue gostosa e fluida, porém existem momentos em que tive que dar algumas paradas para absorver os acontecimentos e os sentimentos descritos.

Em Quem é você, Alasca?, o autor focou mais na construção das personagens, então eu gostei de praticamente todos - até o Águia! -, pois cada um tem sua personalidade única e forte (tudo bem, a de Gordo nem tanto). Em alguns momentos, Miles me irritava demais com suas palavras repetidas e sentimentos exagerados como se fosse a única pessoa do mundo, mas isso, felizmente, não se tornou um ponto negativo. Acho que tenho uma mania de não gostar TANTO assim das personagens principais.

As duas únicas coisas que atrapalharam minha leitura foram os spoilers alheios que vi em redes sociais que me desanimaram muito. Geralmente, eu consigo esquecer esse tipo de coisa, porém dessa ver o spoiler era tão grande que não deu. Outra coisa que parece ser boba, mas que realmente me incomodou foi que tive que ler praticamente o tempo todo na frente dos meus pais, pois tinha viajado e estava no mesmo quarto de hotel que eles, então sempre que acontecia alguma coisa, eu tinha que conter minhas emoções - seja minhas risadas ou a vontade de chorar - para eles não acharem que sou louca. Na realidade, provavelmente eles já tem certeza disso, mas melhor não deixar muito na cara, né?

Por fim, queria enfatizar o quanto adorei essa capa. Ela é emborrachada, e mesmo que isso faça com que eu precise ter um cuidado extra pois suja com mais facilidade, é super linda também. Simples, combinando com a história, e a margarida branca ilustrando a deixa marcante, já que ela terá sentido no final da leitura. Agora uma citação que faço questão de colocar aqui para vocês, é a seguinte:
"Um dia, ninguém vai se lembrar que ela existiu, escrevi no caderno, e depois, ou que eu existi. Porque as lembranças também desmoronam. Então não nos resta nada, nem mesmo um fantasma, apenas sua sombra."

11 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Julia! Estou ansiosa para ler Quem é Você, Alasca?! Beijo!

www.newsnessa.com

Unknown disse...

Eu amei esse livro!
É simples e intenso ao mesmo tempo!
Ótima dica!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Anônimo disse...

Ainda não li, mas tá na minha lista de desejados <3

www.iasmincruz.com

DIVAGANDO PALAVRAS disse...

Oie Julia o único livro que li do autor foi A culpa é das estrelas, apesar de ser um cinco estrelas pra vc acho que não tenho muito interesse na leitura, agora vamos combinar ninguém merce spoiler eu particulamente odeio, que chato isso hein! e realmente a capa e bonita!

www.paraisoempapel.com.br
http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

Sofia disse...

Juuu, sua linda! <3 Fiquei muito feliz em saber que você está de volta, de verdade!
Sabe, eu ainda não acredito que não conheço a escrita do Green, todos falam tão bem... Tenho muita vontade de ler este livro, parece bacana.


Beijo

Vanessa Tourinho disse...

Oi, Juh!
Ainda não li nada do João Verde :P Mas tenho A Culpa é das Estrelas por aqui.
Fiquei curiosa com esse livro. Vi muito se falar dele pela internet, mas não havia chegado a ler de verdade o que falavam, então gostei da sua resenha.
Eu não tenho uma boa memória então quando vejo spoilers nem me preocupo, sei que vou esquecer tudo! Hahahaha!
Mas normalmente quando são spoiler de alguma série de livros que gosto muito, vou atrás deles! Sou louca eu sei, mas gosto de me manter informada. E nesse caso os spoilers são bem-vindos!
Beijos,
Vanessa T.
Paraíso Em Papel

Julia Cedro disse...

Sério? Por mais que eu tenha gostado de A Culpa é das Estrelas e ser um dos meus favoritos, Quem é você, Alasca? conseguiu passar por cima dele direto. Muito melhor, na minha opinião. Sim, ninguém merece, acaba desanimando e perdendo o encanto da leitura ):

Beijos e obrigada pela visita!

Julia Cedro disse...

Oi So! Não aguentei ficar tanto tempo longe, haha.

Po, você não sabe o que tá perdendo, eu adoro a escrita dele, acho muito leve e bonita ao mesmo tempo, haha. Se um dia começar a ler algo dele, comece por esse aqui. Por enquanto, é o melhor!

Beijos!

Julia Cedro disse...

Oi Van,

Menina, leia A Culpa é das Estrelas e veja o que acha. Acho que você vai adorar! Quem é você, Alasca? para mim é o melhor dele por enquanto, mas quero ler os outros!

Eu adorava spoilers e nem ligo tanto, confesso, alguns deles até fazem a gente ficar com mais vontade ainda de ler/assistir. Mas outros, como é no caso desse, me fez desanimar pois quando chegou o momento, eu já sabia o que ia acontecer e não foi tão impactante. Fiquei triste por isso.

Beijos para você também!

Nessa disse...

Oi Ju*
Menina fiquei em pânico agora quando vi seu post anterior, que bom que vc voltou. Eu tbm ja pensei varias vezes em desativar o blog, mas eu amo ele e decidi que se eu não tiver tempo azar, ele espera... mas irei continuar com ele.

Beijos|*

Julia Cedro disse...

Oi Nessa,

Eu não aguentei, tive que voltar. Me arrependi de desativar na hora que o fiz, mas tive que pensar muito pra arranjar tempo e esse tipo de coisa. Também, por mais, continuarei com o meu, haha.

Beijos!