Resenha: Meu Pé de Laranja Lima

AUTOR (A): JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS
EDITORA: MELHORAMENTOS
PÁGINAS: 193
O leitor vai se encontrar com a história comovente do menino Zezé, de seis anos, garoto pobre, inteligente, sensível e carente. Carente de um afeto que não encontra na família, o endiabrado garoto sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Descobre a ternura e o carinho no amigo "Portuga". Inventa para si um mundo de fantasia em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida lhe ensina tudo cedo demais, e Zezé descobre a dor e a saudade. "Por que contam coisas às criancinhas?"
 Já faz um bom tempo que terminei a leitura de Meu Pé de Laranja Lima, e estava procurando as palavras certas para expressar minha opinião sobre ele.

Zezé tem cinco anos (seis de mentirinha) e é um menino muito sensível e inteligente para sua idade. Enxerga a vida de uma forma impressionante para uma criança. É de uma família muito pobre e lá não encontra o amor que deveria ter, então, sai pela rua fazendo travessuras para com os vizinhos. Por ser arteiro, acaba até levando culpa do que não fez, sendo injustiçado boa parte das vezes.

Tinha visto tantas resenhas boas dele, não sei porque demorei tanto para ler. Estava numa daquelas ressacas literárias das braba e foi ele que me fez sair disso. Um livro antigo, porém com uma temática recente: o cotidiano. Pelo ponto de vista de Zezé, acabei sendo surpreendida com o modo de ver a vida, ainda mais por sua idade. Achava lindo suas reflexões que me fazia refletir sobre minha vida, as coisas e pessoas em minha volta também.

O garoto tem uma história muito triste, mas sempre conseguia desviar os obstáculos e dar a volta por cima. Outra coisa que achei bem bonito também foi sua amizade com Portuga, que, incluindo sua professora, eram os únicos que o viam como um menino doce, apenas judiado pela vida.

Até hoje, nunca tinha lido um livro que me emocionou e me fez chorar tanto como esse. Incontável foi as vezes que eu tive que parar um pouco a leitura para poder me acalmar. Por ser um romance juvenil, a narrativa de José Mauro de Vasconcelos é maravilhosa e simples, e é na sua simplicidade que carrega tanta emoção e sentimentos, que posso dizer com certeza, que emocionaria uma pessoa de qualquer idade e personalidade.

Não gosto muito de colocar quotes em resenhas, mas foram dois que me tocaram e queria compartilhar:

"Você será o Sol, e as estrelas vão brilhar ao seu redor." - p. 21.
"A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu." - p. 149

Fui pesquisar sobre ele e acabei vendo que vai lançar um filme dia 19 de abril desse ano. Vou deixar aqui embaixo o trailer.



Não preciso nem dizer o quanto to ansiosa para ver esse filme, né? Parece ser tão lindinho quanto o livro. Enfim, acho que já está bem claro que recomendo de coração que vocês leiam esse livro...

245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)

8 comentários:

Gabriela Silva disse...

Oi amiga eu não conhecia esse livro mas amei a capa e o enredo! *-*
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

✿Nessa✿ disse...

Oie!

Sua resenha me deixou mega curiosa, me deu vontade de ler.
Adoreii.

Beijinhos*

Livroterapias disse...

Esse é antigo!
Li quando era pequena!
Bom lembrar"
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br

Jeferson Cardoso disse...

Oi Júlia!
Sabe aqueles livros que os pais leem para os filhos? ‘Meu pé de laranja lima’ deveria estar na lista.
http://jefhcardoso.blogspot.com lhe convida e espera para ler e comentar “O Grande Circo Nonsenese – A Incrível Mulher da Boca Torta”. Abraço.

Amanda Cristina disse...

Oi Ju! Li esse livro há um tempinho também e fiquei maravilhada com a leitura! Por ser um clássico, a gente sempre leva pro lado do preconceito e tem certo receio pra ler, né?
Achei a narrativa lindíssima! Tudo simples e puro. Ainda mais por ter um narrador criança... :D
Ainda não sabia que iria virar filme, você me deixou super empolgada! Hahaha
Adorei a resenha. :)

Beijinhos!

Gabrielly disse...

Olá querida, Seguindo o blog, adorei!


(Comente e Siga-me)
http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

Bianca disse...

Eu quero muito muito mesmo ler esse livro!

Beijos, Bi
http://behindenemyline8.blogspot.com.br

Alinne disse...

Oi Julia.
Esse livro parece ser muito fofo e a capa é linda! Fiquei interessada em ler e também em assistir a adaptação.
Beijos.