Resenha: A Hora da Estrela

AUTOR (A): CLARICE LISPECTOR
EDITORA: ROCCO
PÁGINAS: 87
A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, Rodrigo S.M. (um alter-ego da Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem seu modo de criação. Á medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia a dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com sua amiga Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.
Boa tarde pessoal! Havia muito tempo que eu estava desejando ler alguma obra da Clarice Lispector, e o momento veio a tona quando minha amiga (a Camila, administradora do blog) me deu A Hora da Estrela de presente ().

Conta a história meio desastrosa de uma nordestina chamada Macabéa, narrada por um escritor chamado Rodrigo S.M.. É de uma leitura leve e simples que me encantou desde a primeira página. Por ser um livro curtinho, a narrativa flui tão rapidamente que dá para lê-lo em apenas uma sentada.

Gostei dele pois me fez refletir não apenas sobre minha vida, mas a essência da vida em si, se é que vocês conseguem me entender. Macabéa não é inteligente, muito menos bela, mas confesso que a achei encantadora. Achei magnifico sua simplicidade e seu coração e alma puros.

Se você gosta das obras da Clarice ou quer começar a ler algo dela, A Hora da Estrela é uma escolha que com certeza irá gostar (:

245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)

10 comentários:

Giovanna disse...

Agora estou curiosa para ler este livro, parece ser beeem legal *-*

Beijoos, Giih
http://cafe-com-livro.blogspot.com.br

✿Nessa✿ disse...

Oi Ju!
Eu também já li este livro e gostei bastante!
Ai, adorei essas novas capas dos livros da Clarice Lispector.

Bjinhs*

Livroterapias disse...

Gostei desse livro!
Ótima resenha!

Beijinhos
Rizia - Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br/

Alinne disse...

Oi Ju.
Li esse livro por obrigação quando estava no Ensino Médio e sabe que até gostei? A história conseguiu chamar a minha atenção.
Beijos.

Sonhando com Livros disse...

Olá! Tem um selinho e um meme pra você no meu blog, beijos!
http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

Leitores do Futuro disse...

Ola (:
Nós do Leitores do Futuro gostariamos de dizer que amamos seu blog, ja estamos seguindo e acompanhando (:
Se possivel gostariamos que seguisse de volta (:
Beijo
Bárbara - Leitores do Futuro
http://leitoresdofuturo021.blogspot.com.br/

Grazy Souza disse...

Oie,
Clarice Lispector é simplesmente perfeita em sua escrita.
Eu me interessei por ler A Hora da Estrela depois de ler um trecho cedido por minha professora de literatura ano passado, mas até hoje não tive a oportunidade de ler(com as loucuras da faculdade pior). Quero muito ler em breve. Ótima recomendação.
Beeijoo!!!

meusantidotos(blogspot)

Enfim Shakespeare disse...

Li casos de família e não aprovei muito a leitura foi um pouco complicada, mas como você descreveu essa outra obra aparenta ser bem mais fácil de se ler.

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

Anna disse...

Já ouvi falar muito nesse livro, além de sempre encontrá-lo na livraria, mas não lembro de ter lido uma resenha. Então, essa é a primeira e já me deixou interessada na história.
Até porque pensava que era um livro de contos! :s

Anna
Castanha de Chocolate

Aline Gasparini disse...

Olá!
Confesso que estou louca para ler algo da Clarice Lispector já faz um bom tempo,e por incrível que pareça pretendo começar por esse livro :)

Beijos&beijos
Book is life