Resenha: Garotas de vidro

TÍTULO ORIGINAL: WINTER GIRLS
AUTOR (A): LAURIE HALSE ANDERSON
EDITORA: NOVO CONCEITO
PÁGINAS: 272
Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem que lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e sua mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.
Lia é anoréxica e sofre de depressão, e tudo piora quando soube que sua melhor amiga, Cassie, foi encontrada morta em um quarto de hotel. As causas da morte ainda não foram descobertas, só se sabe que ela ligou trinta e três vezes para Lia antes de falecer, e é claro que todo esse mistério e culpa estão acabando de vez com ela.

Narrado em primeira pessoa pela Lia, nos mostra como é dentro da mente de uma pessoa com distúrbios alimentares e depressiva. Eu juro que tentei não comparar, mas a estrutura da estória era muito parecida com a do livro Estilhaça-me, com pensamentos "proibidos" riscados e muitas metáforas. Isso realmente não me incomodou, mas é algo que eu gostaria de comentar. Tirando isso, eu me sentia no lugar da protagonista, como se estivesse sentindo as mesmas coisas que ela.

A estória é algo muito comovente, me fez refletir sobre muitos aspectos da minha vida. Imagine lutar consigo mesma para não comer, lutar contra a própria família. Realmente deve ser muito difícil.

Eu não posso recomendar para todas as pessoas, por causa de ser muito "forte", mas que entrou em um dos melhores livros que li neste ano.

245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)245n97a.png (32×32)

8 comentários:

✿Nessa✿ disse...

Oi JU*
Gostei de sua resenha, e o fato de saber que é parecido com estilhaça-me me motivou para ler, pois gostei muito. Inclusive hj saiu resenha dele lá no blog.

Bjinhs*

Gabriela Silva disse...

Menina, olha a capa desse livro: LINDA DEMAIS! Eu gostei muito da sua resenha, o enredo é muito bom mas eu também concordo quando tu diz, que a história é forte demais, não é o tipo de livro que todo mundo vai amar, mas eu acho que vale a pena ler sim!
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

agnes disse...

nossa, só leio resenha positiva sobre esse livro! e a sua não foi diferente! quero ler, adorei a temática dele! é bem diferente do que temos por aí!

beijos - Rascunhos e Borrões

Gislaine Alves disse...

Eu preciso desse livro, de verdade. Fiz um trabalho sobre o tema uma vez e fiquei bem tocada, então quando a NC o divulgou pensei: "Necessito dele!" Mas tmb necessito de outros livros e por isso ainda não comprei [não ter parceria com a NC é triste =/]

Gislaine,
atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
{ah, segui aqui, pode retribuir? ;D}

Grazy Souza disse...

Oie.
O livro parece ser muito bom. E já que também aborda duas temáticas fortes como anorexia e depressão, poderia ter alguma lição, trazer algo bom para o leitor. Gosto de livro assim e espero poder lê-lo.
Beeijoo !

meusantidotos.blogspot.com.br

Vinícius Costa disse...

Acho essa capa arrasadora, e imagino que a história será tão bela e arrebatadora quanto o que há por fora!
Já adicionei à lista de desejados! ;)

Um beijo,
Vinícius - Livros e Rabiscos

Luara Cardoso disse...

Esse livro parece ser bem forte mesmo, então eu vou adiar um pouco a leitura dele. Mas com certeza é um livro que eu quero ler.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Capa de Couro Peregrine disse...

Olá Julia..obrigada pela visitinha ao blog..seguindo aqui..bjs