Resenha: Um Dia

Título Original: ONE DAY
Autor (a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Nota: 4/5

SINOPSE
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. 

RESENHA
"Dex e Em, Em e Dex". Quem é que nunca ouviu essa frase por ai? Como a maioria de vocês já sabiam, eu estava louca para ler esse livro. Todos falavam que ele é maravilhoso, e as capas - tanto essa quando a versão do filme, que é a que eu tenho - são tão perfeitas que minhas expectativas estavam tão grandes que no final, acabei me decepcionando um pouquinho, e eu direi o porque.

Como já dito na sinopse, os capítulos são narrados no 15 de julho de cada ano, contando a história dos dois, estejam juntos ou separados. Achei bem original e interessante essa ideia, mas comecei a ler com medo de me confundir toda na estória e fiquei impressionada quando isso não aconteceu, na verdade, muito pelo contrário, a narração é envolvente e me fez ficar curiosa para saber como seria o próximo 15 de julho de Em e Dex.

Agora direi o único e talvez insignificante ponto que me deixou um pouco irritada com esse livro: Ele nos faz desejar muito, e no final, dá um pouco menos do que a gente gostaria. Não direi o porque, pois eu não gosto de soltar spoilers em minhas resenhas, mas quando vocês lerem, irão entender.

E mesmo quem esse ponto negativo, acho que vale a pena lê-lo.

12 comentários:

Esmalte de Morango disse...

Oi!
Postei ontem a resenha desse livro no meu blog. rs
Embora eu tenha me decepcionado com o livro, achei ele muito bom. Vale super a pena ser lido!

Beijão
http://manialiteraria.blogspot.com/

Ceile disse...

Ah, tenho este livro tem muito tempo, já li algumas páginas, mas nunca peguei mesmo pra ler...

É muito ruim esperar demais de um final e ele não acontecer ¬¬

Acredito que vou me apaixonar pela história, assim como tantas pessoas que leem :)

Um beijo!

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Julia! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijos!

ka macedo disse...

Eu assisti ao filme (mesmo que ainda não tenha lido o livro), então sei o que te decepcionou, Julia.
Mas, para mim, foi algo que deixou a história mais real e bonita. Há algo naquele desfecho que torna o livro um tanto quanto... intocável.
Confesso que sou o tipo de pessoa que costuma gostar muito de dramas (caso não pareça algo extremamente forçado só para deixar o público triste mesmo), então foi uma estória que me agradou muito :)

Beijoos

Luara Cardoso disse...

Acho que mesmo sem ter lido, todo mundo sabe o que acontece no final. :x
Mas eu entendo sua opinião, realmente, o final poderia ter sido mais "incrementado" e não ser daquele jeito. :/

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Vanessa Tourinho disse...

Eu nunca me decido se quero ou não ler este livro, mas se, como você disse, tem uma narrativa envolvente, vou dar uma chance.
Sei como é esse "desejar muito, e no final, dá um pouco menos do que a gente gostaria.", mas acontece, às vezes. :/

Beijos, Juh.

Geê disse...

As pessoas falam tão bem, que eu estou super ansiosa para ler. Mesmo que eu possa me decepcionar um pouquinho, assim como você :(
Eu também tenho a capa do filme e acho muito mais linda rs'

Beijos
Geê - almaleitora.blogspot.com

✿Nessa✿ disse...

Oi Ju!
Como vc sabe eu estou lendo este livro, estou gostando!
Tbm fiquei com medo de me confundir na história!
Agora vc me deixou curiosa para chegar logo no final, pq assim como vc quero logo saber o que vai acontecer com os dois. Depois te conto o que eu achei!

Tem meme para vc no blog!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Eloo disse...

Eu gostei muito de livro, e fiquei triste com o que você falou, mas isso não afetou nada no livro, para mim, eu achei ele ótimo, e como eu não esperava nada dele (porque ele foi uma compra "surpresa"), fiquei bem impressionada com o livro.
(:

Beijos

Aline Gasparini disse...

Primeira resenha que vejo sobre esse livro que há um ponto negativo, todas as outras só falam maravilhas. Confesso que tenho bastante curiosidade em ler Um dia, porém o fato de o final não agradar muito me deixou um pouco desanimada. Aliás, eu nem li o livro, mas li uma resenha que tinha um BAITA spoiler e já sei o que vai acontecer:S 'Haha. Enfim, ótima critica :D

Beijos&beijos
Book is life

Amy disse...

ele é ótimo... na verdade fui com pouca expectativa e acho que recebi muito da mensagem... eu ri pq no livro vi muitos diálogos meus... =x David é um ótimo escritor.

beijos


Amy - Macchiato

Eduarda Menezes disse...

Ju, sei muito bem a razão desse porquê a que você se refere hahaha Concordo em parte com você, queria um final melhor, mas de certa forma gostei da maneira que foi, pois mostra como as coisas como elas realmente podem ser... não foi romantizado, sabe? Eles perderam tanto tempo separados, não? E tudo isso por vontade própria (digo, do Dex), depois meio que pagou um preço, mas enfim!
Simplesmente amei esse livro, me emocionei demais, e maneira que ele é escrito então, é genial. Me tornei fã do autor ^^
Beijão!