Resenha: 1984 - George Orwell

Título: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 416
SINOPSE
1984 é uma das obras mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Ocêania, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother), líder simbólico do Partido que controla a tudo e todos, "está de olho em você". No íntimo, pórem, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por verdade e liberdade, ele se arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia e com uma organização revolucionária secreta.


RESENHA

Confesso que demorei para ler esse livro, mais do que já estou acostumada, já que costumo ler um livro de 400 páginas no máximo em uma semana.

Neste livro, George Orwell retrata uma sociedade futurística onde o Partido controla tudo e todos, e aniquila todos que se opuser a ela. Uma ficção com um toque de verdade, 1984 se tornou uma das obras mais famosas de Orwell.

Bom, acho que pela minha ignorância sobre política e coisas do tipo, a leitura deste livro se tornou de certo modo, enjoativa. Já havia lido Revolução dos Bichos, e adorei, achei que também iria gostar dele, por ser a mesma temática, mas me decepcionei. Não por ser uma narrativa chata e mal escrita, muito pelo contrário, admiro o jeito que Orwell escreve, algo simples e ao mesmo tempo encantador. Também acho que me decepcionei com ele por ser algo longe do que estou acostumada a ler. Não sei se acontecem com você, mas sempre que saio da minha zona de conforto (não apenas no quesito leitura), tenho tendência a odiar e a amar algo.

Mesmo com tudo isso que disse, eu não achei a história do livro ruim, mas é apenas porque não estou acostumada com esse tipo de livro.

Eu gostaria de dizer que eu recomendo 1984 para todos, mas gosto de ser sincera nas minhas resenhas. Se você gosta de política, ou já leu Revolução dos Bichos e gostou, eu recomendo esse livro.

Beijos,
Julia  C.

8 comentários:

Gabriela Silva disse...

Eu não gosto muito desse estilo de livro mas até que ele me pareceu bem interessante! Tá aí gostei da dica!
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

ka macedo disse...

Julia, eu amo esse livro. Confesso que até hoje não li inteiro, inteiro. Eu pulei algumas partes por que não ia dar tempo de terminar de ler para a prova, mas eu amei cada capitulo que li. E também amei A Revolução dos Bichos.
Acho o George um gênio de verdade. Principalmente por ter escrito um livro desse há tanto tempo atrás, ele já enxergava muito a frente de sua época.
Mas entendo por que você não gostou tanto. Confesso que até para mim algumas passagens eram um pouco lentas :)
Parabéns pela sinceridade na resenha, nem todos fazem isso.

Beijooos

✿ Nessa✿ disse...

Oi Ju!
Eu ainda não li este livro, mas achei ele interessante!!
Acho super legal a capa!!
Bjinhs

http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Somos Adolecentes disse...

Já vi esse livro na biblioteca da escola, mais nunca mim interessei, mais agora vou ler. Como diz aquele velho ditado: "Não jugue o livro pela capa." Pois é eu juguei. hehehe..
:)

Bianca disse...

Tenho muita vontade de ler A revolução dos bichos e 1984, adoro distopia. Mas acho que não vou gostar tanto desse porque não gosto de política ):

Beijos, Bi
http://behindenemyline8.blogspot.com/

Alinne disse...

Oi Julia.
Como eu não gosto de politica, esse livro seria super cansativo para mim, por isso nem tenho vontade de lê-lo. Já a revolução dos livros é um que me desperta curiosidade.
Beijos.
http://booksedesenhos.blogspot.com

Michelle' disse...

Oi Julia!
Confesso que não li nada dele ainda, mas tenho uma vontade enorme!
Acho ele um autor genial por escrever uma história que vai tão além do seu tempo, e mesmo não sendo tão extremo, a sociedade ainda oprime um pouco a nossa liberdade de expressão.
Também sou louca pra ler A Revolução dos Bichos!
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Eloo disse...

Não curto muito livros de política, então, esse não seria um bom livro pra mim, rsrs, mas se curtisse, seria ótimo ler ele, tudo resenha deixou claro os pontos negativos e positivos, kkk

Beijos,
http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/