Sustentabilidade?

O que mais ouvimos hoje em dia é: "Queremos um mundo mais sustentável!", mas o que de fato quer dizer essa palavras? Para responder isso a vocês, farei uma rápida pesquisa:


"Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio."  Fonte.

Ou seja, um mundo mais sustentável seria um planeta mais duradouro, capaz de suportar melhor algumas situações. E se você pensa que estou falando apenas de clima, aquecimento global e Meio Ambiente, está completamente enganado, pois menos preconceito e violência também cabe no significado da palavra sustentável.

Mas como tornar o mundo um lugar mais sustentável?

Com pequenas coisas que você já deve estar cansado de ouvir. Coisas como:
  • Não jogar lixo na rua nem em rios;
  • Desligar aparelhos que não estão sendo usados na tomada, pois modo standy by também gasta energia;
  • Abrir as janelas e utilizar a luz do sol enquanto estiver de dia (não esqueça de fechar, se não os pernilongos atacam);
  • Desligar a luz depois de sair de um lugar (só se não tiver ninguém no lugar);
  • Fazer coleta seletiva (você mesmo pode fazer coleta seletiva em casa, separando os materiais recicláveis dos orgânicos);
  • Se tiver espaço, fazer um pequeno jardim em casa (só não esqueça de cuidar das plantinhas!), além de ser bom para o meio ambiente, também dá cor e vida para sua casa.
E muito mais!  Que tal começar agora a usar essas dicas?

8 comentários:

Gabriela Silva disse...

Adorei o post e principalmente as dicas. Realmente, pequenas coisas já podem transformar o mundo em um lugar melhor!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

Dona Flôr disse...

Aqui em casa temos um jardinzinho fofo, fortuitamente a janela do meu quarto dá pra ele. haha.
Esse negócio de sustentabilidade é coisa séria.Lá no serviço não tiveram nada o que fazer e estão colocando um chafariz na praça entre um prédio e outro... Detalhe: arrancaram todas as plantas e cortaram todas as árvores para abrigar o novo "projeto". Ninguém merece.

✿ Nessinha✿ disse...

Oi Ju!
Adorei o post!
Suas dicas são boas, como vc mesma disse, as pessoas sabem, mas não fazem!
Eu costumo cuidar a luz, a água, entre outros t bm costumo desligar os aparelhos. Faz pouco tempo que descobri que mesmo desligado gastava!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Alinne disse...

Um mundo mais sustentável seria algo maravilhoso, pena que existem pessoas que não se importam em torna-lo assim, ainda jogam lixo nas ruas e não ligam para economizar energia e água como também separar o lixo corretamente. Ainda se vê rios poluídos repletos de objetos como também há praias sujas e impróprias para banho. Se todas as pessoas se preocupassem o mundo seria perfeito. Eu faço a minha parte mas infelizmente fazemos parte de uma minoria que se preocupa com o futuro do planeta.
Beijos.

Books e Desenhos

Luara Cardoso disse...

Adorei a iniciativa! Eu já pratico algumas dessas suas dicas para tornar o mundo mais sustentável.
Tentarei colocar as outras em prática. :D

Um beijo,
Luara - @luuara
http://estantevertical.blogspot.com/

Sheila Lima disse...

Que interessante... Quanto a desligar a luz, às vezes eu faço isso ainda com pessoas no lugar... Hihihi...

Mil Sweetkisses ♥
http://docesonhodemenina.blogspot.com/

Vanessa Tourinho disse...

Adorei as dicas!
"Desligar a luz depois de sair de um lugar (só se não tiver ninguém no lugar)" Kkkkkkk

Bjs.
ParaísoEmPapel

Dona Flôr disse...

Pode responder meus comentários lá no Botão de Flôr, é o que eu costumo fazer e é até melhor pra eu encontrar suas respostas. é que as vezes várias pessoas comentam seus post e a gente pode passar batido. ^^
Nós fomos conversar com a arquiteta do projeto, porque não acreditávamos que seria um chafariz. Mas, ela não estava lá e o mestre de obras nos confirmou que era sim. É triste, mas é a verdade...

Mas, mudando de assunto: você já leu Agatha Christie?
Beijos, florzinha.
Boa noite e até amanhã. ^^