Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos #01 - Rick Riordan


 Informações:

Título original: THE LIGHTNING THIEF
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 254

Sinopse:

E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e gerassem filhos heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maioria desses semideuses dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

Percy Jackson é filho de um deus. Ele está para ser expulso do colégio... de novo. Mas, aos doze anos, esse é apenas um de seus problemas: além do transtorno do déficit de atenção e da dislexia, parece que, ultimamente, criaturas fantásticas e deuses do Olimpo saltam dos livros de mitologia diretamente para a realidade. E ao que tudo indica estão aborrecidos. O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo. Para restaurar a paz no Olimpo, ele e seus amigos heróis precisarão fazer mais que capturar o verdadeiro ladrão: Percy terá que encarar o pai, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Resenha:

Sabe aqueles livros que acaba um capítulo e você diz: "Vou ler só mais um..." e quando vê já está quase no final? Esse livro é exatamente assim. Você não consegue parar de ler até chegar ao fim. Eu já tinha assistido o filme (já faz um tempo, foi quando lançou no cinema), e para quem desanima de ler o livro depois que assisti o filme primeiro, tenho uma boa notícia: Esse livro é completamente diferente do filme. Tudo bem, eu sei que todos os livros são diferentes do filme, é claro, mas esse mudaram quase tudo! Eles nem se preocuparam em deixar a estória parecida com a original, simplesmente pegaram a estória do livro como base, e fizeram outra para o filme. Eu não vou ficar entrando em detalhes, pois acredito que existe muita gente que ainda não leu nem assistiu, mas está ai a dica.

Eu acho que não preciso falar da estória na resenha, pois na contra-capa já está um resumo bem explicado do livro. Li em pouco tempo e tirei algumas conclusões dele:

Primeiro: Rick Riordan é um ótimo escritor. Ele escreve sem deixar a leitura cansativa nem nada, sabe quando tem que detalhar e quando é desnecessário.

Segundo: O Percy Jackson é maravilhoso. Ele tem olhos verdes e cabelos pretos, é um semideus, adora desafiar todos, mesmo sabendo do poder do ser com quem ele está "batendo boca". Ou seja, um tipico garoto na pré-adolescência. Sempre se metendo em uma encrenca após outra. Corajoso, confiante em si mesmo, e odeia ser acusado por algo que não fez...

Terceiro: Eu quero muito, muito ler O MAR DE MONSTROS (Segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos). Estou muito ansiosa mesmo.

Recomendo esse livro a todos que gostam de uma boa aventura divertida!

Beijos.

9 comentários:

Eduarda Menezes disse...

Oi Julia, ^^
Eu também adoro esse livro (a série inteira na verdade) e confesso que talvez tivesse desanimado um pouco se tivesse visto o filme antes do livro, até porque o filme não é lá grande coisa mas o livro sim é excelente. Agora para aqueles que o fizeram como você, acabaram se dando muito bem, pois a adaptação para o cinema do livro realmente não tem nada a ver com o filme de fato - e para os fãs, ficou meio que.. horrível! rsrs
O filme tem lá os seus méritos mas não era o que eu esperava de forma alguma e preferia se tivessem seguido com o roteiro pelo menos um pouco mais parecido!

Ah e quando ao seu comment lá no blog, só gostaria de te dizer que na verdade eu ADORO comédias românticas! ^^ Amo demais e é um dos meus gêneros preferidos. O problema com o Insaciável (ou não né, depende da perspectiva) é que além de não ser a história que eu estava esperando, o livro realmente não pende muito pro lado do romance, e sim da comédia em si, sabe? O romance fica meio que de lado no geral! Mas não que seja necessariamente algo ruim, só não era o que eu estava esperando mesmo! =)

Beijos

Nessa disse...

Olá!
Uma vez eu comecei a ler este livro, mas por falta de tempo parei e depois não retornei! Mas vejo muitos comentários bons, espero poder retomar esta leitura. bjinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

May L. disse...

Oi Julia.
Ainda não li um livro desse gênero, mas já vi o filme baseado nesse filme, e não gostei muito não.

Mas os livros sempre são melhores que os filmes, né.
Então de repente eu o inclua na minha wish list.
Amei a resenha.

Beijos -glowofthemoonlight-

Liliana Lacerda disse...

Bem, infelizmente, ainda não pude comprá-lo! Mas, a verdade é que amo mitologia! E por mais que Percy Jackson tenha mudado quase tudo da mitologia grega, não deixei de gostar exatamente. Foi uma nova visão e não pretendo ser preconceituosa.

ka macedo disse...

Eu aaaamo Percy Jackson de paixão *-* Tanto a série quanto o personagem. Ele é tão maravilhoso e eu só vi isso lá pelo terceiro ou quarto livro, haha. Ele me conquistou com o sarcasmo e a coragem dele. Muito apaixonante!
E, realmente, o filme não tem NADA a ver com o livro. Eu teria lido muito antes se não tivesse visto aquele lixo de filme antes. O filme nem se compara ao livro. Rick Riordan criou uma obra prima e os produtores estragaram tudo. :/
Mas o importante é que a história original é maravilhosa e nada pode mudar isso :D

Beijos
Minha Bagunça.

Effy disse...

Oi..
Eu quero super ler este livro, mas ainda não pude comprá-lo..a temática são ótimas..vi apenas o filme e pelo que soube não foi tão fiel ou deixou a desejar..

Bjs ^^
Ensaios de uma Leitura

Gabi Lima disse...

Já ouvi muitas pessoas falarem bem da série e a minha vontade de lê-la só aumenta. Para começar a conhecer o autor vou ler O Herói perdido (ganhei numa promoção), mas a minha vontade de ler a série Percy Jackson continua. rsrs
Boa resenha!

Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Julia!

Acredita que eu nunca li nada do Rick?
Eu morro de vontade, mas nunca tive a oportunidade! Espero poder ler a série inteira de Percy, porque só ouço falarem bem dela!

Nem vi o filme ainda porque não quero estragar nada do livro, mas sabendo que é diferente assim, até me arrisco a assistir primeiro! Certeza que se eu ler e assistir depois, não vou gostar!

Beijão!

Alinne disse...

Como estou doida para começar a ler essa série porque quando assisti o filme amei por isso tenho certeza que o livro deve ser muito bom também.
Em breve irei pegar o livro emprestado na biblioteca e então começar a ler.
Ótima resenha.
Beijos.

Books e Desenhos